PodCast de Sermões Pr. Julio Ronqui - clique e ouça

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

5ª Parte do Ciclo de Estudo e Oração (C.E.O.) - Tema: Os profetas menores do AT - Obadias


Quarta-feira, 19/01/11, concluímos a 5ªParte do Ciclo de Estudo e Oração da Escola Bíblica de Quarta-feira (E.B.Q.) para Glória do Senhor.
A abertura da Reunião foi feita pelo Cooperador João Lima, e o Pr. Júlio trouxe este rico estudo sobre Obadias, que foi usado pelo Senhor para profetizar o juízo sobre Edom, país vizinho de Israel.

E essa palavra veio enfatizar mais uma vez que:

Quando Deus fala, Ele cumpre!

Não importa que situação você possa encontrar-se nesse momento, o que realmente importa é que as promessas do Senhor pra sua vida hão de se cumprir.
O nosso Deus tem palavra, cumpre o que diz. Faz do fraco um homem forte, faz do triste feliz. Glória a Deus!

Acompanhe o estudo abaixo:


1. INTRODUÇÃO

O nome Obadias significa “o adorador de Javé” (segundo a vocalização hebraica na Septuaginta “Abdiou”) e também significa “o servo de Javé” de acordo com a vocalização da Vulgata “Abdias”.
Como o Livro não traz nenhum dado sobre Obadias, alguns estudiosos acreditam que ele era um profeta do culto, ligado ao grupo de servidores do templo em Jerusalém, e assim, seria muito conhecido em sua época.
Para outros doutrinadores, Obadias não teria relação ao culto religioso e não teria uma composição litúrgica.
Na tradição do Talmude Babilônico (Sanh, 39b), conhecida por Jerônimo, identifica o profeta Obadias com um homem que trabalhava na corte real do Rei Acabe (1Rs 18:3-16), o qual seria um administrador palaciano e que teria se aliado a Elias, protegendo a vida de muitos profetas na época, porém, essa identificação não está correta, pois o Livro do Profeta Obadias parece datar do século VI a.C., enquanto que o período do Rei Acabe datava o século IX a.C.

2. CONTEXTO HISTÓRICO

2.1 Autoria e Data
A maioria dos estudiosos acreditam que o Livro de Obadias deve ser datado no século VI a.C., período em que começava o exílio dos judeus ou no final daquele século.
Para outros doutrinadores a datação do Livro seria mais antiga, e enquadram o livro como vaticinium ex eventu (profecia depois do evento), isto quer dizer, que o Livro fala sobre a destruição de Edom pelos nabateus no final do século V a.C.
Alguns especialistas na área teológica acreditam que a redação dos versículos 19-21 teria sido feita por Obadias, enquanto que a redação dos versículos 15ª, 16-18, seria um oráculo autêntico, entretanto independente do profeta.
Há outras teses, de que há uma unidade essencial no Livro, ou seja, teria sido totalmente escrito por Obadias.

2.2 Historicidade
O Livro de Obadias fala a respeito do castigo ao povo edonita, de Edom. Os edonitas são descritos como os descendentes de Esaú (Gn 36:1-9), sendo este irmão de Jacó (Israel).
O povo edonita por várias vezes tentou prejudicar os judaítas (israelitas). No século VIII a.C. Judá, sob a liderança do Rei Amazias conseguiu mais uma vez conquistar Edom.
Por volta da metade daquele século, durante o reinado de Acaz, Edom lançou ataques contra Judá e fez alguns cativos. Desde então Edom escapou do jugo de Israel.
Ocorre que durante a dominação assíria e babilônica, Edom acabou tirando vantagem desse momento e cooperou com os babilônicos e chegou até a lançar ataques contra Judá e Jerusalém.

3. ANÁLISE LITERÁRIA

3.1 Gênero
Para alguns estudiosos, o Livro de Obadias se assemelha muito ao de Jeremias em algumas partes. Principalmente a respeito dos vaticínios contra Edom (Jeremias 49:7-22).
O Livro apresenta o gênero de ordem profética, contendo oráculos contra nação estrangeira (Edom).
O início do Livro trata de uma situação histórica concreta – a queda de Jerusalém. O restante do Livro é apocalíptico, anunciando o Dia do Senhor.

4. MENSAGEM TEOLÓGICA

A mensagem de Obadias é a palavra de Deus, simples e clara. Ele fala sobre o Poder de Deus, o qual não é apenas “deus” de Israel, mas de todas as nações, ou seja, seu reinado não tem limites ou fronteiras.
Obadias relembra a Aliança Abraâmica, ou seja, aqueles que te abençoarem serão abençoados e os que te amaldiçoarem serão amaldiçoados.
O pano de fundo literário de Obadias é a deslealdade de Esaú, em outras palavras, a traição de um irmão contra o plano de Deus. Por fim, Obadias fala sobre a Justiça Divina, ao citar a Lex talionis (Lei do julgamento compensatório) (Ob v.15). Leia todo o livro de Obadias para sua edificação.

A palavra do Senhor nos ensina que NUNCA numa situação ruim para os outros podemos zombar de nossos semelhantes. Para quê isso?
Quando pensar em zombar do seu irmão, coloque-se no lugar dele. Gostaria que zombassem de você quando você está passando por dificuldades ou até mesmo no fundo do poço?

Com toda certeza não!

Ao invés disso, ore pelo seu semelhante, peça ao Senhor que interceda por esta vida. Aleluia!

Obadias deixa uma mensagem bem clara:

Pode até acontecer que as pessoas te humilhem, tentem te destruir, tramem contra você. Mas no tempo certo você será justificado, acredite!
Teu inimigo pode ser gigante, pode usar a artimanha que ele quiser, pode ter sabedoria, ter astúcia, mas o Deus Poderoso faz tudo isso cair por terra. Ele derruba teu inimigo onde ele estiver!
Vem nossa vitória, aleluia! A tua terra você irá possuir e o teu milagre vai acontecer, pois o Deus que você serve é um Deus vivo e cumprirá as promessas em sua vida.


É isso queridos! Tua autoridade estará acima dos teus inimigos e TODO MAL que desejaram contra você vem por um caminho para sair com o poder de Deus por sete. Creia nessas promessas, e tome posse para sua vida.
Apesar de nós, a fidelidade de Deus NUNCA falha.

Mensagens:
- NINGUÉM ESCAPA DAS MÃOS DE DEUS
- NUNCA SE APROVEITE DO MAL QUE ALGUÉM SOFRE
- HOJE ELES DÃO RISADAS DE VOCÊ, AMANHÃ ESTARÃO PEDINDO MISERICÓRDIA

Não percam na próxima quarta-feira (26/01) o estudo sobre o profeta Miquéias.



Cooperador João Lima abrindo a Reunião

Grupo de Louvor Caape

Pr. Júlio César

Pastores e Diaconisas orando pelas vidas representadas na Mesa de Oração

Bibliografia:
-Dillard, Raymond B & Longman III, Introdução ao Antigo Testamento. Ed. Vida Nova.
-Manual Bíblico SBB
-Derek, Williams, Ed. Dicionario Bíblico. Ed. Vida Nova

Nenhum comentário:

Postagens + Populares