PodCast de Sermões Pr. Julio Ronqui - clique e ouça

quinta-feira, 1 de março de 2012

Estudo Bíblico (EBQ) Apóstolo Mateus

Ontem, quarta-feira, 29/02/2012, tivemos mais um Estudo Bíblico abençoado e contamos com a participação do cantor Paulo Alves.
A Pra. Suze Cristina abriu a reunião com a liturgia I João 5:1-5, em seguida fez uma linda oração.
Logo após o Cooperador João Lima trouxe o Estudo sobre o Apóstolo Mateus.


(Liturgia Lucas 5: 27-31 Versão NTLH) Depois disso Jesus saiu e viu um cobrador de impostos, chamado Levi, sentado no lugar onde os impostos eram pagos.
Jesus lhe disse: —Venha comigo.
Levi se levantou, deixou tudo e seguiu Jesus.
Então Levi fez para Jesus uma grande festa na sua casa. Havia ali muitos cobradores de impostos, e outras pessoas estavam sentadas com eles.
Os fariseus e os mestres da Lei, que eram do partido dos fariseus, ficaram zangados com os discípulos de Jesus e perguntaram: —Por que vocês comem e bebem com os cobradores de impostos e com outras pessoas de má fama?
Jesus respondeu: —Os que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes.


Um dos doze apóstolo de Cristo e escritor do primeiro dostrês evangelhos sinóticos, que tem sido o mais utilizado pela igreja. Emhebraico o mesmo que Matias ou Matatias, significando presente (mathath) deJavé (Iah) ou dom de Deus, de acordo com o seu próprio Evangelho, seu nomeoriginal era Levi, filho de Alfeu, e foi chamado por Jesus junto ao mar daGaliléia, em Cafarnaum, quando trabalhava como publicano a serviço de HerodesAntipas.
Era fariseu e publicano, ou seja, cobrador de impostos, justamente aclasse muito odiada na época de Jesus, por cobrarem encargos dos judeus paraserem entregues às autoridades romanas. A sua presença no grupo de apóstolos indicava que Jesus buscava salvaçãode todos, independente de origem, trajetória, família etc. E ele aproveitou aoportunidade e transformou-se em um discípulo fiel, preocupado em demonstrar osjudeus que seu Mestre, descendente da tribo de Davi, era o Messias esperado.
Apesar de sua profissão anterior de coletor de impostos, foi Judas Iscariotes,porém, que teve o encargo de caixa da pequena comunidade apostólica. Embora consteda relação dos apóstolos, geralmente ao lado de Tomé, o Novo Testamento ofereceinformação escassa e incerta sobre ele.
Da sua atividade após o Pentecostes,conhece-se somente as admiráveis páginas do seu evangelho, primitivamenteredigido em aramaico. Denominado de primeiro evangelho, nele há mais ênfase aoaspecto humano e genealógico de Jesus.
Acredita-se também que ele tenha morrido uma morte natural,na Etiópia ou na Macedônia. Porém, tanto na Igreja Católica quanto na Ortodoxasustentam a crença tradicional de que ele tenha morrido mártir (do grego, “testemunha”)é uma pessoa que morre por sua fé religiosa.

OBS.: Os outros evangelhos sinóticos são os de Marcos e o deLucas. Os três Evangelhos são assim chamados porque permitem uma vista deconjunto, dada a semelhança de suas versões e apresentam Jesus como umapersonagem humana destacando-se dos comuns pelas suas ações milagrosas.
OQuarto Evangelho, o de João, , o de João, descreve um Jesus como um Messias comum carácter divino, que traz a redenção absoluta ao mundo, relatando a históriade Jesus de um modo substancialmente diferente, pelo que não se enquadra nossinópticos. Em bom português sinóptico vem do grego synoptikós, que significade um só golpe de vista entender várias coisas. Relativo a sinopse; que temforma de sinopse; resumido.

Ouça nosso PodCast em mp3:





Confira as fotos:





Cantor Paulo Alves


Grupo de Louvor da CAAPE



Fotos Diaconisa Débora Regina R. de Jesus

Nenhum comentário:

Postagens + Populares