PodCast de Sermões Pr. Julio Ronqui - clique e ouça

quinta-feira, 29 de março de 2012

Estudo Bíblico - EBQ Apóstolo Tomé

Ontem, quarta-feira, 28/03/2012, tivemos mais um Estudo Bíblico - EBQ e contamos com a participação especial do Cantor Paulo Alves.
O Diacono Valdemar abriu o culto com a liturgia de Salmos 119:1-8, em seguida fez uma maravilhosa oração.
Logo depois o Cooperador João Lima, trouxe o estudo da noite, sobre o Apóstolo Tomé.

(Liturgia João 20: 24-29 Versão NTLH) Acontece que Tomé, um dos discípulos, que era chamado de “o Gêmeo”, não estava com eles quando Jesus chegou.
Então os outros discípulos disseram a Tomé: —Nós vimos o Senhor! Ele respondeu: —Se eu não vir o sinal dos pregos nas mãos dele, e não tocar ali com o meu dedo, e também se não puser a minha mão no lado dele, não vou crer!
Uma semana depois, os discípulos de Jesus estavam outra vez reunidos ali com as portas trancadas, e Tomé estava com eles. Jesus chegou, ficou no meio deles e disse: —Que a paz esteja com vocês!
Em seguida disse a Tomé: —Veja as minhas mãos e ponha o seu dedo nelas. Estenda a mão e ponha no meu lado. Pare de duvidar e creia!
Então Tomé exclamou: —Meu Senhor e meu Deus!
—Você creu porque me viu? —disse Jesus. —Felizes são os que não viram, mas assim mesmo creram!



Tomé (ou Tomás), deriva da palavra aramaico para “gêmeo” (grego “Dídimo”), vindo do aramaico Tau'ma, e posteriormente traduzida para o grego Didymus.
No Novo Testamento Tomé era um dos doze apóstolos de Jesus, era conhecido por seu ceticismo. Embora dedicado ao seu Mestre até disposto a se arriscar por ele, Tomé não entendeu as palavras de Jesus sobre sua morte iminente e só acreditou na ressurreição dele quando viu.
Em Mateus, Marcos e Lucas a única vez em que é mencionado pelo nome é na lista como os nomes dos dozes discípulos. Em cada passagem faz par com Mateus, talvez para refletir a prática de Jesus de enviar os discípulos de dois em dois. Em sua única aparição em atos, Tomé faz par com Filipe.
No evangelho de João, Tomé aparece com um pouco mais de freqüência, no capítulo 11.16, impulsivamente exortou seus companheiros a ir todos para Jerusalém com Jesus, a fim de morrer junto com o Messias.
No capítulo 14.5, demonstrou estar confuso, quando perguntou a Jesus sobre o caminho que conduz ao Pai. No capítulo 21.2, Tomé era simplesmente um membro do grupo de pescadores.
A única passagem de relevância teológica, que valeu a Tomé o rótulo de “incrédulo”, encontra-se no capítulo 20.24-28. Por estar presente nas aparições anteriores do Cristo ressurreto. Tomé recusou-se a acreditar até que pudesse ver e tocar em Jesus.
Quando teve oportunidade de fazer isso, reconheceu a divindade de Cristo com as impressionantes palavras (principalmente para um judeu monoteísta): “Senhor meu e Deus meu!”.
O testemunho de Tomé é uma das mais fortes evidências sobre ressurreição de Cristo, mas João preocupou-se em enfatizar a resposta de Jesus: “Porque me viste, creste. Bem- aventurados os que não viram, e creram”.
Tomé, então, entrou para a história como aquele que queria ver para crer. No momento, Jesus não o rejeitou, pelo contrário, convidou-o a crer, e aproveitou a oportunidade para falar sobre aqueles que, no futuro, creriam sem terem visto Jesus pessoalmente.
Há várias hipóteses históricas sobre o ministério de Tomé; uma, provavelmente verdadeira, é que fundou igrejas na Índia. Pelo menos três escritos apócrifos são atribuídos a ele, mas nada fora comprovado ainda.
Também de acordo com a tradição, Tomé foi morto em Mylapore, na Índia, por lanças de quatro soldados. De acordo com a tradição, seu martírio se deu por ordem do rei de Milapura, na cidade indiana de Madras, no ano 53 d.C.

Não é preciso ver para crer como Tomé, mas que através da fé, você possa ter e ver aquilo que aos seus olhos humanos não vê.

Confira as fotos:


Grupo de Louvor


Cantor Paulo Alves


Cooperador João Lima


Diaconisa Vera, momento de oração
e intercessão pelos pedidos 
de oração

Testemunho & Benção

Diacono Valdemar, contou com alegria em seu coração, o livramento que o Espírito Santo de Deus deu.
Ele disse, que estava sentindo dores no abdomem, foi então, que realizou alguns exames, no qual não deu nada pra honra e glória do Senhor.
Ele estava muito agradecido a Deus, por confiar e ter fé em Jesus.
Glória a Deus!





Fotos: Diaconisa Débora Regina R. de Jesus

Nenhum comentário:

Postagens + Populares