PodCast de Sermões Pr. Julio Ronqui - clique e ouça

O que somos?

O que é a Comunidade Apostólica Ágape - Caape?

A Caape (Comunidade Apostólica Ágape) é uma Igreja Evangélica que nasceu no coração de Deus.

Um grupo de pessoas que buscam viver uma vida diferente, como os primeiros cristãos da Igreja Primitiva dos séculos I ao III.

É a reunião de crentes inconformados com o mundo atual, inconformados com uma vida pecaminosa que buscam viver realmente em Santidade ao Senhor.

A Caape nasceu na verdade, muito antes de ser fundada Oficialmente em 25/05/2008. Na realidade, a Caape nasceu juntamente com o Ministério do nosso Senhor Jesus Cristo que perdura até os dias de hoje.

A Caape foi fundada espiritualmente por nosso Senhor Jesus Cristo, sendo que o sonho de Deus brotou no coração de um jovem de apenas 27 anos de idade, ainda seminarista, o Pr. Júlio César Loureiro Ronqui.

Com muita labuta, suor e dedicação os planos de Deus não foram de forma alguma frustrados, sendo que com muito trabalho a Igreja foi Oficialmente fundada pelo Pr. Júlio e demais irmãos que o acompanhavam nessa empreitada.

Por que o  nome Comunidade Apostólica Ágape - Caape?

Sabemos que o nome é a identidade, aquilo que representa o que somos. Por isso, o nome do Ministério foi minuciosamente estudado, pensado e decidido por meio de muita oração e jejum.


·   Comunidade (Colossenses 3)– de acordo com o dicionário: “Qualidade do que é comum. Participação em comum. Pessoas que vivem agrupadas, especialmente quando sujeitas a uma regra religiosa.”
Cremos que somos o “corpo de Cristo” e por isso, denominamos como comunidade, pois todos somos iguais perante Deus e vivemos unidos no amor de Cristo.
·   Apostólica (Efésios 2:20)– nós cremos e seguimos a Palavra de Cristo, trazida até nos por meio dos Apóstolos (homens de fé, escolhidos por Cristo para erguerem sua Igreja), e por isso somos “apostólicos”, pois também acreditamos que o apostolado não terminou na “Igreja primitiva”, mas continua até os dias de hoje – todos chamados, escolhidos são apóstolos de Cristo!
·   Ágape (I Coríntios 13)– de acordo com o dicionário: “Refeição em comum celebrada entre os primeiros cristãos. Qualquer refeição em comum, principalmente as em que os comensais sejam amigos.” Para nós, a festa “O Ágape” (também chamada de Santa Ceia, Eucaristia ou Mesa do Senhor) é um momento importante, onde celebramos a vitória de Cristo sobre o mal, pecado, morte e cruz! Além disso, Ágape também significa “amor”. Não se trata do amor “carnal” (sexual), mas o amor que vem da parte de Deus – um amor incondicional.



Qual a origem da Comunidade Apostólica Ágape - Caape?

A Caape tem sua origem intimamente ligada ao Ministério do Nosso Senhor Jesus Cristo, por ser uma Igreja Cristã, entretanto, possui diversas influências teológicas importantes, especialmente do século XVII e XVIII.

Origem essa relacionada desde a Reforma Protestante, por meio de Martinho Lutero, passando pelas transformações do Ilumiinismo na Europa, também pelo movimento Metodista Wesleyano e igualmente pelo Movimento Hollines de Santidade do século XX.

Outro movimento importante não poderia deixar de ser citado como Movimennto Pentecostal colaborado pelas Assembléias de Deus e tantos outras influências importantes.

Qual a classificação ou denominacional da Comunidade Apostólica Ágape - Caape?

Essa é uma pergunta que muitas pessoas se fazem ao conhecerem um Ministério. Isso sem sombra de dúvidas é fundamental para a pessoa conhecer melhor as doutrinas denominanciais (eclesiologia).

A Caape é acima de tudo uma Igreja Cristã.

A Caape é uma Igreja Evangélica-Protestante, Tradicional Reformada, Avivalista-Carismática, Metodista Wesleyana e Arminiana.

Evangélica-Protestante, porque pregramos o Evangelho do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo com as .mesmas idéias da Reforma Protestante (sola gratia, sola fide, sola scriptura).

Tradicional Reformada, porque nossas origens estão intimamente ligadas com a Igreja Metodista Livre, uma Igreja Histórica que nasceu em 1860 nos Estados Unidos da América por meio do Pr. Benjamin Titus Roberts.

Avivalista-Carismática, porque acreditamos no Avivamento do Espírito Santo e no carisma dos dons derramados por Deus em cada cristão.

Metodista-Wesleyana, porque boa parte de nossa doutrina está amalgamada na Teologia do Rev. John Wesley, um homem que mudou a história da Igreja na Inglaterra em sua época. Wesley foi uma pessoa totalmente dedicada à obra, à Igreja Anglicana e à caridade para com os pobres.

Arminiana, porque acreditamos na teologia de Jacobs Arminius, um grande teólogo europeu que também influenciou as bases do fundamente para a fé Metodista. Arminio, diferentemente de João Calvino (teoria Calvinista da predestinação), pregava que Deus derrama em cada pessoa a graça (preveniente) na qual o Espírito Santo toca o ser humano para buscar Deus e reconhecer seu estado pecaminoso, em contrapartida, o indivíduo precisa responder a esse chamado - isso é em resumo a teologia Arminiana.

Quem é o Pr. Júlio César Loureiro Ronqui?

Um jovem que ouviu o chamado de Deus e respondeu, dedicando sua vida, família e todos seus esforços para a obra de Deus.
É nascido em São José do Rio Preto/SP, filho da Diaconisa Vera e do Diácono Valdemar.
É irmão da Diaconisa Débora Regina.
É bacharel em Direito pela Unorp. É técnico em farmácia pela Tecmed.
É bacharel em Teologia pela FTML (Faculdade de Teologia Metodista Livre).
É funcionário público estadual desde 2002.
É casado com a Pra. Suze Cristina  Faustino Ronqui.
Foi membro e batizado na Igreja Evangélica Pentecostal Luz da Vida de 1984 a 1999.
Foi membro da Igreja Mundial de Cristo de 2000 a 2004.
Foi membro, Delegado, Líder de Jovens, de Louvor e Seminarista da Igreja Metodista Livre de 2004 a 2008.
Consagrado ao Ministério Pastoral em 11/10/2008 pelo Pr. Miguel Muhamad, da Assembléia de Deus.
É membro do COPERP (Conselho dos Pastores de São José do  Rio Preto) desde setembro de 2009.


Se você quiser saber mais alguma coisa, pergunte para nós.

Envie seu e-mail e teremos o maior prazer em responder e manter contato contigo.

e-mail Pr. Júlio César Loureiro Ronqui - caapeweb@bol.com.br

MSN da Caape: caapeweb@hotmail.com

Twitter da Caape:  @caapeweb

Facebook:http://www.facebook.com/pages/Comunidade-Apostolica-Agape/129675663775569

Postagens + Populares